Fraisier Cake

03/09/2013 14:22

Pão-de-Ló

125g de açúcar refinado
4 ovos
Raspas de 2 limões sicilianos
125g de farinha de trigo com fermento (e mais um pouco para untar)
50g de manteiga sem sal, levemente amolecida

Crème Pâtissière
600ml de leite
1 fava de baunilha
4 ovos
2 gemas
180g de açúcar refinado
1 colher de sopa de licor de cereja ou limão
100g de amido de milho
150g de manteiga com sal cortada em cubos, em temperatura ambiente

600g de morangos médios lavados e secos.

Calda de Limão

75g de açúcar refinado
Suco de 2 limões sicilianos
70ml de água

Cobertura
200g de marzipan
200g de chocolate amargo, para decoração.

Primeiro vamos fazer trabalhar com o marzipan, abrindo-o com um rolo liso  até que ele fique com cerca 0,5cm e com o tamanho para cobrir o seu bolo, que terá 23cm de diâmetro. Use o fundo da sua assadeira de fundo falso para cortar o disco do tamanho exato. Coloque o disco de marzipan em uma outra assadeira e deixe na geladeira até o momento da montagem do bolo.

Para fazer o pão-de-ló pré-aqueça o forno em 180°C e unte com manteiga e farinha uma assadeira redonda de fundo falso com 23cm de diâmetro , colocando também um disco de papel manteiga no fundo da assadeira.

Na batedeira, bata o açúcar, os ovos e as raspas de limão em velocidade alta até que a mistura fique clara e dobre de tamanho, ficando consistente mas não firme. Tire a tigela da batedeira e vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo levemente para que você não perca o volume do creme de açúcar. Com a farinha já mistura na massa, está na hora de acrescentar a manteiga amolecida. Ela não pode estar líquida, apenas bem mole para misturar na massa. Incorpore a manteiga com delicadeza na massa e assim que estiver pronta, despeje a massa na assadeira, levando para assar por 25 a 30 minutos até que ela fique dourada e com as bordas ligeralmente descoladas da borda da assadeira. com o bolo pronto, deixe-o esfriar um tempo na própria assadeira para somente depois desenformar e deixar descansando em uma grade de confeiteiro .

 

Agora iremos partir para fazer o crème pâtissière. Despeje o leite em uma panela, junte as sementes da fava de baunilha, o restante da fava e deixe o leite ferver, retirando-o do fogo logo em seguida. Em uma tigela coloque o açúcar e o amido de milho, misturando com um fouet , em seguida acrescente os ovos e bata até ficar um creme homogêneo. Agora você irá adicionar o leite, mas para isso, use uma peneira para recolher a fava de baunilha. Atenção aqui! Bata bem com o fouet o creme pois como o leite está quente e se você não ficar batendo direto os ovos irão cozinhar ao invés de se misturarem. Volte essa misture para a panela para que ela engrosse. É preciso ficar mexendo direto com o fouet. Adicione a manteiga, mexa bem e, por fim, adicione o licor. Com o crème pâtissière bem cremoso, firme e homogêneo, despeje-o em uma travessa larga para que esfrie.

Para fazer a calda de limão, que irá molhar as camadas de bolo, coloque o açúcar, o suco de limão e a água em uma panela e leve ao fogo, desligando após ver que o açúcar se dissolveu totalmente. Reserve.

Corte o bolo em 2 camadas iguais. Se você tiver com a faca, vá em frente, mas sempre há uma ferramenta para te ajudar. Essa ferramenta é o nivelador de bolo , que possui uma serrinha ou cordão de aço bem fino que você ajusta na altura desejada e consegue cortar o bolo em camadas iguais, somente passando o nivelador através do bolo.
 

Para que tudo fique a mão para montar o seu bolo, agora corte os morangos, que devem estar lavados e secos. Primeiro corte primeiro a parte do cabinho do morango e depois corte-os na longitudinal. Veja quantos morangos são suficientes para fazer toda a volta do seu bolo, pois os que sobrarem, você pode picar em pedaços menores, que serão colocados no recheio.

Usando novamente a sua assadeira de fundo falso, que agora já deve estar lavada e seca, unte ligeralmente com manteiga as bordas e nelas coloque uma faixa de tira de acetato, de preferência um pouco maior do que a altura final do bolo, ou seja, a melhor medida para uma assadeira de 7cm de altura é a tira de acetado com 10cm de altura . Essa tira tem uma função importante na montagem e especialmente na hora de retirar o seu bolo da assadeira, pois irá manter as laterias perfeitas.

Vamos para a montagem! Coloque a camada de baixo do bolo no fundo da sua assadeira e pincele  toda ela com a calda de limão, usando praticamente metade dela, e se for preciso, aperte a parte das bordas do bolo com as cortas de uma colher para que ele fique exatamente do tamanho da assadeira. Agora posicione os morangos em torno de toda a borda, apertando-os ligeralmente contra as paredes da assadeira para que fiquem mais arrendondados e bem juntinhos um do outro. Com o crème pâtissière em um saco de confeiteiro  preencha uma camada sobre o bolo. Essa camada de recheio irá ficar aproximadamente na metade da altura dos morangos. Novamente com o crème pâtissière complete os espaços entre os morangos.

 
Feito isso, coloque os morangos picados no meio do recheio e em seguida cubra o restante do crème pâtissière. Agora vem a segunda camada de bolo, que é a de cima. Uma boa dica, para que o seu seu Fraisier Cake fique bem nivelado, é colocar o topo do bolo em contato com o recheio, deixando a parte do meio para cima, já que esta estará mais nivelada e , consequentemente reta. Aperte essa segunda camada de bolo contra o recheio, para que ele ocupe todo os espaço e a aparência final fique mais bonita. Espalhe agora o restante da calda de limão sobre toda a camada de bolo e novamente com as costas de uma colher pressione a parte das bordas e se preciso a parte do centro, para que fique totalmente nivelado. Por fim, coloque o disco de marzipan, que estava na geladeira até agora.

Você não irá desenformar o bolo ainda, pois o ideal é levar ele para a geladeira por no mínimo 30 minutos para que ele fique firme. Enquanto isso, você pode derreter o chocolate e fazer lindas decorações sobre um papel manteiga usando um saco de confeiteiro, levando a geladeira para endurecer.
 
 
Passado o tempo de geladeira, tire o seu bolo e as decorações de chocolate da geladeira para finalmente desenformar e terminar a decoração. Desenforme o seu bolo, tirando-o primeiro da assadeira e depois, já no prato em que irá servir, remova a tira de acetato. Se for necessário, arrume o crème pâtissière com uma espátula pequena  ou um faca. Por fim coloque as duas decorações de chocolate junto com uns morangos cortados e polvilhe  com um pouquinho de açúcar de confeiteiro para o grand finale do seu bolo!