Stollen, o bolo de Natal alemão

21/09/2016 23:46

100 g de passas
2 doses de rum
50 ml de leite morno
200 g de farinha de trigo
7 g de fermento biológico
Especiarias (1 colher de café de noz moscada + uma colher de café de cravo em pó + uma colher de chá de canela)
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo
100 g de manteiga em temperatura ambiente
200 g de frutas cristalizadas
50 g de marzipã (opcional)
50 g de amêndoas picadas (opcional) para decorar
Manteiga e açúcar refinado

Preparo:

Em uma vasilha, coloque as passas, o rum e um pouco de água (mais ou menos a mesma quantidade de rum). Separe e deixe descansar por pelo menos 3 horas. Caso tenha pressa, coloque um pouco mais de rum na mistura.
Em uma outra vasilha, misture o fermento e o leite morno até dissolver. Coloque o açúcar e o sal e deixe a mistura descansar por 15 minutos.

Misture os ingredientes secos e os coloque em uma batedeira própria para bater massas, juntamente com a manteiga, o ovo, a essência de baunilha. Misture a “massa” de fermento aos poucos e bata até misturar tudo. Você também pode misturar tudo com as mãos, caso não tenha batedeira.

Sove a massa. Dica: para a massa crescer mais, sove ela em uma mesa ou bancada que não seja de mármore ou material frio. A temperatura prejudica a fermentação. Deixa a massa descansar por meia hora até aumentar de tamanho.
Depois de descansar, abra a masa delicadamente e coloque metade das frutas cristalizadas, as passas escorridas e levemente espremidas, as amêndoas e o marzipã (caso queira colocar na massa).

Dobre e abra a massa de novo e coloque o restante das frutas e passas. Misture mais um pouco e molde um formato de pão comprido. Deixe crescer por mais 15 minutos e enquanto isso pré aqueça o forno a 230 graus.
Em uma forma grande, coloque 3 camadas de papel manteiga e depois coloque a massa por cima desse papel. O papel manteiga impede que a parte de baixo do Stollen queime. Faça um corte superficial de ponta a ponta da massa e asse no forno a 150 Graus por 50 Minutos.

Depois de assado e ainda quente, pincele a manteiga e deixa esfriar.

Ainda com ele morno, polvilhe o açúcar de confeiteiro por todas a superfície do Stollen e sirva ele em temperatura ambiente.

Dica: sirva o stollen com chá ou café quentinho, combina perfeitamente.

Fonte:http://www.farofadechucrute.com/…/stollen-o-pao-natalino-a…/